About Me

Monolyth - "Origin" Review


Que qualidade temos nós confinada nas nossas claustrofóbicas fronteiras que morre calada não fosse a persistência e alguma teimosia a falar mais alto? Não só concretamente sobre os Monolyth, mas sobre os talentos nacionais que morrem sem serem devidamente expressados. Essa seria uma questão que daria pano para mangas e nos levaria muito além da oportunidade de falarmos da estreia da banda de Aveiro. Com a produção para este trabalho a começar em Abril de 2012 e a durar praticamente um ano e meio devido ao seu perfeccionismo e também a algumas mudanças de alinhamento, está finalmente a suada estreia. E ainda bem.

"Origin" além de ser o exemplo de persistência atrás referido é um trabalho poderoso e impressionante de death metal ora melódico ora progressivo ora técnico. Se "Catharsis" é bem directa e in your face (como todas as aberturas de álbuns devem ser), "The Exile" já exibe melodia introspectiva e uma estrutura mais inesperada, parecendo uma mini montanha russa do início ao fim, com quase sete minutos de duração. Não basta soar bem, não basta ser teimoso, é preciso também apresentar algo com consistência, com profundidade. Algo que se tem com fartura por aqui.

Conjugando a intensidade de faixas como "Rupture", "Imprisoned" e "The Catalyst" com a melodia contagiante do refrão da "The Obsolete" e a com a quase balada na forma de "Denied And Broken" (que conta com a participação de Andrés Malta dos Lemon Lovers e que também foi o produtor do álbum) estes onze temas têm dinâmicas suficientes entre si (e em si próprios) para fazerem deste trabalho uma das grandes surpresas nacionais deste ano. Moderno mas a conseguir escapar com sucesso aos lugares comuns que estão em voga, a banda revelou um talento que deve ser aprofundado. Resta também assinalar a presença de André "Snake" Macedo (dos Colosso) no tema "Fake Symptom".


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira