About Me

Calibre Zero - "Con Las Botas Puestas" Review


O heavy metal espanhol sempre foi uma coisa estranha, principalmente por ser invariavelmente cantado em espanhol ou castelhano, como preferirem. Estranho na medida em que instrumentalmente as coisas até são de uma qualidade acima da média enquanto o facto de ser uma língua estranha soa sempre estranho a ouvidos formatados para a linguagem anglo-saxônica. Felizmente e graças a muita persistência de bandas por esse mundo fora que têm a coragem de cantar na sua própria língua, já não é nada do outro mundo ouvirmos temas cantados que não em inglês.

Os Calibre Zero, embora não sejam um nome maior do som sagrado no país vizinho, têm vindo a apresentar alguma regularidade em termos de edições assim como na sua qualidade e ao quarto trabalho a tendência é para manter. Heavy metal energético que faz com que a linguagem em que é entoado seja posta completamente de lado, com uma série de temas orelhudos a ter um bom impacto no ouvinte. Com a abertura a ficar a cargo de um tema como “Si No Es Ahora Cuando”, que tem muito de Metallica e da “Through The Never”, principalmente nos primeiros versos, é uma boa apresentação para aquilo que se pode esperar embora o álbum seja mais variado do que uma simples colagem a Metallica.

Há um saudável espírito punk, o que afasta o heavy metal de tendências mais power-metal, tendências essas muito fáceis de encontrar entre as bandas espanholas – ouvir o tema título para ter uma boa ideia do que estamos a falar. A melodia do heavy metal e a energia do punk, muito bem misturadas, sendo quase impossível de dizer quando começa uma e onde acaba a outra. Não chegando a atingir quarenta minutos, “Com Las Botas Puestas” é um bom álbum de heavy metal cantado em castelhano e ao qual todos os membros da velha guarda não conseguirão ficar imunes aos seus encantos.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira