About Me

Steel Prophet - "Into The Void (Hallucinogenic Conception) / Continuum" Review


Os Steel Prophet têm andado ultimamente  a dar nas vistas depois de uns tempos mais low profile. O oitavo álbum, “Omniscient”, já anda por aí disponível e revela-se um momento indicado para que a Pure Steel Records pegue, novamente, no catálogo de fundo da banda e o torne disponível outra vez. Depois da reedição em vinil do álbum de estreia, temos com este “Into The Void (Hallucinogenic Conception) / Continuum” a reedição do álbum originalmente lançado em 1997, tendo como brinde o EP lançado no ano anterior, somando dois cds de heavy metal tradicional que os aficionados não dispensaram certamente.

“Into The Void (Hallucinogenic Conception)” não se pode dizer que tenha sido um álbum marcante do heavy metal, pelo menos a avaliar pelo impacto que deixou na cena. Com uma eterna reverência aos Iron Maiden, mas com pés bem vincados no estilo norte-americano, esta é a base do seu som e é basicamente o que se pode encontrar em qualquer trabalho da banda. Ainda assim e colocando-nos no contexto em que foi lançado, este segundo trabalho mostra uma vontade evolutiva que até se traduz nalguns pontos, nomeadamente na composição mais refinada. E claro que teria de haver lugar para uma cover dos Iron Maiden, neste caso a instrumental “Ides Of March” que surge junta com a “Purgatory”, numa rendição muito fiel aos originais.

No segundo CD temos o EP “Continuum” que contem faixas das primeiras demos (nomeadamente “Death”, “Life” e “Sungazer”) da banda em meados da década de oitenta e que dá para ter uma boa ideia da evolução da banda dos seus primórdios para este segundo trabalho. No conjunto é uma boa reedição de uma banda que mesmo não conseguindo atingir pontos astronómicos de interesse, tem uma regularidade invejável de qualitativa. Para iniciar qualquer desconhecido do trabalho da banda, está aqui um bom ponto de partida.
 
Nota: 7.2/10

Review por Fernando Ferreira