About Me

Varathron - "Untrodden Corridors Of Hades" Review


A Grécia produziu diversos nomes clássicos no que ao black metal diz respeito sendo que o mais visível são os Rotting Christ - embora se possa discutir até que ponto os Rotting Christ, somando tudo o que fizeram, são realmente black metal. No entanto, nos primórdios do underground grego, houve outro nome que surgiu e que tinha igual importância. Os Varathron. Não tendo o brilho e não tendo cedido a outras influências estranhas ao black metal como os seus conterrâneos, a banda nunca conseguiu saiu do reduto underground onde se encerrou durante muitos anos, embora tenha partilhados membros com eles. Talvez essa fosse a sua intenção. O que é certo é que apesar de se manterem no underground, os seus primeiros álbuns são vistos como clássicos dentro da música extrema grega

Este é o seu quinto trabalho e a forma como "Kabalistic Invocation Of Solomon" o apresenta faz com que os sentidos fiquem em alerta. É certo que a banda tem um histórico passado, mas nos últimos anos andou por aí perdida entre mudanças constantes de membros e de orientação estilística, pelo que não se sabia bem o que se esperar de mais um trabalho. O mid tempo sempre foi o preferido dos gregos e os Varathron não são excepção, além de que usam alguns arranjos sinfónicos que resultam surpreendentemente. Conforme o álbum avança pode-se constatar que esta é uma fórmula vencedora, usando de forma positiva a dinâmica e por vezes colocando o pé no acelerador, aumentando também a intensidade, como é o caso da "Realm Of Obscure".

Aliás, para quem os conhece, a dinâmica que "Untrodden Corridors Of Hades" apresenta, vai definitivamente surpreender.Isso e a produção de topo, que mesmo assim, mantém a negritude que as músicas exigem. E se havia uma busca por parte da banda para encontrar uma fórmula duradoura, ela está aqui, porque apesar de não ser um álbum perfeito, é sem dúvida o melhor que a banda alguma vez produziu. Não quer isto dizer que facilmente vai ser digerido, quer se goste de black metal ou conheça a banda de outros trabalhos, mas sem dúvida tem a qualidade suficiente para que obriga a que se volte para mais uma audição. E outra. E outra, e outra.

E outra.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira