About Me

Ancient Dome - "Cosmic Gateway To Infinity" Review



O nome da banda remete para um death/doom, enquanto o nome do álbum poderia indicar que se trata de metal progressivo ou até black metal cósmico. Se por outro lado pegarmos na capa, aí já teríamos algo na onda do heavy/power metal tradicional. Na verdade, e como “N.I.F. (New Interstellar Force)” deixa bem claro, o que temos aqui é thrash metal empolgado e energético, com um certo sabor nostálgico, tal como Kreator do final da década de oitenta, tendo o equilíbrio necessário entre a técnica, velocidade e groove, colocando por cima uma temática de ficção cientifica.

Malhões como “Hyperspace”, “A Sea Of Stars” e o tema título são garantias da qualidade que se encontra aqui, mesmo numa altura em que o thrash é cada vez mais banalizado por constantes propostas, sendo que muitas delas não chegam sequer a ser medianas. A inclusão de alguma melodia, também é um dos pontos fortes a reter, obtendo um resultado final que chama muito pela nostalgia de tempos idos, mas aqui nota-se claramente que esta é a verdadeira paixão da banda e não uma forma de seguir uma moda que acabará mais cedo ou mais tarde – o que revelaria alguma pouco inteligência já que fazer thrash metal tendo em vista o sucesso, não será a táctica mais eficaz para ficar obscenamente rico.

Tudo soa a genuíno e tudo resulta na perfeição, fazendo com que este terceiro álbum (sempre o tal) seja a confirmação de que os italianos Ancient Dome (o que raio andam a pôr na massa lá para os lados de Itália, que a malta anda toda a dar-lhe no thrash?) são realmente uma banda, ou mais que isso, uma força a ter em conta no que ao thrash metal diz respeito. Maturidade, inteligência aliados a bons riffs e solos e um álbum que soa a clássico do início ao fim e a sensação que fica é que será assim sempre que o ouvirmos.


Nota: 8.5/10


Review por Fernando Ferreira