About Me

Mindwars - "The Enemy Within" Review



Mais uma nova banda de thrash metal. Nos tempos de hoje, elas surgem como cogumelos. O problema com os cogumelos é que por vezes alguns são venenosos. Os Mindwars são um power-trio que se divide entre Itália e os Estados Unidos e o facto de ser a sua estreia, poderá colocar-nos em dúvida sobre aquilo que vamos encontrar. Por outro lado, também é uma aposta da Punishment 18 Records, o que costuma ser um selo de qualidade. A introdução totalmente desnecessária, na forma de “Upside Down”, pode deixar em dúvida sobre aquilo que vamos ouvir, já que remete mais para um cenário de hard rock progressivo aborrecido do que propriamente thrash metal, mas com “Death Comes Twice”, as coisas começam logo a melhorar.

Com uma abordagem inesperada ao género, a banda consegue injectar tanto classe como tecnicismo, não se podendo dizer que se inspira em qualquer das grandes vertentes do thrash metal, seja o norte-americano, ou o alemão. Na verdade, o tal cheirinho a progressivo da intro é algo que se pode dizer como característico, já que ao longo do álbum há algo nas suas estruturas e nos arranjos que remete para esses lados, conservando, todavia a energia e irreverência que se espera num álbum thrash. Com malhas como “Final Battle” e “Chaos”, sem esquecer a fantástica “Chaos” e a compassada e intensa “Lost”, são garantidas algumas rodagens para este trabalho, que apesar de ser uma estreia modesta, lança boas perspectivas para o futuro.

A diversidade do seu material e a maturidade dos temas que abordam, fazem prever que este seja um trabalho embrionário para algo bem superior. Só existe um ponto em que se calhar a banda precisava de um boost: nos leads e solos. Apesar de terem qualidade, não são suficientemente demolidores, e convenhamos, os leads e solos são um dos principais pontos de interesse do thrash metal, sem esquecer o riff, claro. Assim sendo, “The Enemy Within” é um álbum que mais do que ser bom, é uma boa indicação para a possibilidade dos Mindwars se tornarem um dos grandes nomes do estilo.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira