About Me

Bailey - "Long Way Down" Review


Para quem espera por um novo trabalho de Blaze Bailey, este álbum poderá ser algo decepcionante, principalmente porque não tem nada a ver com o ex-vocalista da mítica banda de heavy metal britânica. Os mais atentos da cena AOR, poderão ligar o nome Bailey ao de Nigel Bailey, a revelação do projecto Three Lions que a Frontiers lançou pouco tempo atrás. Este projecto juntava Vinny Burns (dos Ten e Asia) a Greg Morgan (também dos Ten), com o então desconhecido Nigel. Com o sucesso do projecto, Nigel começou a trabalhar num álbum solo e estas onze músicas são o resultado deste seu esforço.

"Feed The Flames" apresenta Bailey em todo o seu esplendor AOR clássico, soando como se estivessemos em 1989. Ou seja, nada que nos impressione à primeira audição. Provavelmente seria impossível fazê-lo considerando a história do estilo, mas a verdade é que estando preparado para uma espécie de rock melódico sem grandes consequências, embora sem sombras de dúvida agradável para os aficionados, é-se surpreendido com um malhão hard rock na forma de "In The Name Of The King". E assim, ao segundo tema, este trabalho é salvo de ser colocado na prateleira vítima de preconceito. É certo que os momentos de excelência do tema atrás mencionado não são repetidos, mas também é verdade que "Long Way Down" não é um mediano trabalho de AOR bafiento que já foi feito e ouvido quinhentas mil vezes antes.

A produção é um dos pontos fortes, que fazem com que isto tudo soe tão bem e mostra que quando Alessandro Del Vecchio está envolvido, o resultado é sempre bom. Com um forte apoio nas guitarras, temos aqui temos que rockam verdadeiramente como "Bad Reputation" e "Dirty Angel", sem esquecer as inevitáveis baladas ("Spend The Night") e os temas que ficam no meio das duas vertentes ("Somewhere In Oslo" e "Love Falls Down"), fazendo com que esta estreia do amigo Bailey seja tipicamente AOR mas que mesmo assim tenha algo extra que poderá agradar aos amantes de hard rock em geral. Uma boa surpresa.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira