About Me

Born Of Fire - "Dead Winter Sun" Review


Mais uma banda de regresso para o segundo álbum, mais uma banda de power metal norte-americana, mais um lançamento da Pure Steel Records. Os Born Of Fire lançaram o primeiro álbum em 2000 e depois de um EP datado do ano seguinte, desapareceram de circulação, apenas para ressurgirem dois anos atrás, com uma compilação e com um novo ânimo para uma segunda vida. A sua proposta não foi alterada, no entanto, ao longo destes anos de ausência, já que se movem pelos mundos do power metal com tiques progressivos tipicamente norte-americano a lembrar uma mistura entre a primeira e a segunda fase dos seus compatriotas Fates Warning.

Tudo aquilo que distingue uma banda norte-americana de power metal progressivo está presente aqui e é esse reconhecimento quase imediato que acaba por condenar “Dead Winter Sun”. Não há espaço aqui para o elemento da surpresa, e temas como a faixa título e “Hollow Soul” acabam por soar como se tivessem sido compostas, lançadas e gravadas nos finais do século passado (até antes da banda ter lançado a sua estreia) e nunca tivessem conseguido ver a luz do dia. E este sentimento faz com que o interesse vá esmorecendo aos poucos, não deixando de ficar uma sensação de frustração porque nota-se que existe aqui talento óbvio, a questão é que as músicas em si não ajudam a aquecer o sangue do ouvinte.

Apesar de alguns momentos mais energéticos como a “In A Cold World” e “Spiritual Warfare”, faltam mais qualquer coisa (muito mais) que nos faça sair de um certo estado de marasmo que se vai acumulando desde o início do trabalho. Falta vida. Um trabalho que apesar de não ter nenhuma música propriamente mal e acaba por ser mais morno na sua generalidade do que se antecipava é um forte sinal desse sentido. Tudo isto resulta em que se sinta, ainda “Dead Winter Sun” não chegou ao final, que é mais uma banda de power metal norte-americano com música que não vai vingar no tempo.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira