About Me

Harem Scarem - "Thirteen" Review



O hard rock na sua faceta mais melódica tem muitos nomes que embora não tenham sido exactamente grandes, tiveram uma dose respeitável de sucesso. Os Harem Scarem são uma dessas bandas, embora não sejam norte-americanos, sempre tiveram um som clássico de hard rock. Com apenas um interregno de 2008 a 2013, a banda volta aqui aos originais com o seu décimo terceiro álbum, como o próprio título indica, isto depois de terem regravado no último ano o seu primeiro trabalho, “Mood Swings”. Este regresso não defrauda quem tinha expectativas para novas músicas, esbanjando toda a classe canadiana ao longo de onze músicas (contando com a faixa bónus na forma da versão acústica do primeiro tema do álbum, “Garden Of Eden”)

Por falar em “Garden Of Eden”, para quem tivesse dúvidas, esta é a forma de ficarem descansados, sendo a forma perfeita de iniciar o álbum. Conjugando a facilidade de memorizar melodias com um trabalho de guitarra agradável onde as harmonias dominam, é um tema que tem a qualidade típica da banda canadiana. A forma como eles conseguem conjugar as melodias a um verdadeiro feeling rockeiro continua a ser impressionante. Com mais ou menos peso, esse é um sentimento que percorre o trabalho do início ao fim – ao ouvir-se a “Early Warning Sign”, fica-se mesmo convencido de que se trata de um refrão metalizado de uma qualquer música pop, com a diferença de que este não fica gasto com as constantes audições.

Quando o negócio são baladas, temos sempre o problema do excedente de azeite mas até nesse ponto a coisa corre bem. “Whatever It Takes”, por exemplo é tão orelhuda que chega a irritar, tão pop, tão imediata que ficamos irritados connosco próprios por não a conseguirmos parar de cantarolar. É esse o efeito que “Thirteen” tem no comum fã de hard rock. Não será o melhor ou o mais emblemático trabalho da banda – e nem mesmo o factor tempo vai alterar essa questão, pelo menos não se prevê que isso aconteça – mas é uma excelente adição na discografia da banda. Viciante.


Nota: 8/10


Review por Fernando Ferreira