About Me

Shadowsphere - "Darklands" Review


“Darklands” é o nome da estreia nos longa durações  dos portugueses lançado precisamente dez anos atrás em formato de edição de autor e esta sua regravação vem a celebrar o aniversário desse evento. Com o regresso (pelo menos para este lançamento e tour) do baterista original, André Silva, e com a produção a soar bombástica e à altura daquilo que as músicas merecem – posição a cargo de Wilson Silva (dos More Than A Thousan) parecem estar reunidas as condições para que a celebração seja em grande.

É certo que a banda evoluiu e mudou desde 2004, já nem para falar da cena portuguesa e cena mundial, mas não se pode dizer que esta regravação seja uma transformação radical das músicas gravadas para aproximarem-se de uma abordagem específica. Por isso, este trabalho deve ser visto como uma forma de actualizar e voltar a tornar relevantes uma série de músicas que possam ter ficado esquecidas na carreira da banda. Nem é necessária uma audição muita atenta a estes oito temas para que fique justificada esta decisão da banda.

Na altura da primeira edição, os primeiros cinco temas eram os mesmos lançados no EP “Death And Dreaming” com a ordem invertida, pelo que não são considerados nesta regravação, no entanto, isso não belisca a qualidade da proposta em nada. Na verdade, até a favorece, já que se torna mais compacto e imediato. Uma prenda para os fãs e também uma boa forma de ficar a conhecer esta banda nacional que ainda tem muito para dar à cena do death/thrash metal melódico.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira