About Me

Blues Pills - "Blues Pills" Review


Há modas que vêm e esta moda retro é o exemplo perfeito. Para quem dizia que a música moderna não tinha alma, não como antigamente, lançamentos como este álbum auto-intitulado deste colectivo sueco é capaz de provar simultaneamente que têm e não têm razão com tais afirmações. Os Blues Pills apesar de serem uma jovem banda, demonstra classe que se julgava impossível de demonstrar hoje em dia, nem que para isso tenham que ter o seu som como base naquilo que se fazia quarenta anos atrás.

O grande problema do retro é quando temos proposta que não têm originalidade, mas apesar daquilo que a banda apresenta aqui não ser nada de novo, a alma e paixão que colocam em cada uma das músicas é impressionante. Seja nos momentos mais movimentados, nas mais compassadas "River", "No Hope Left For Me" e "Little Sun" seja na dinâmica "Black Smoke" que oscila entre as duas fórmulas. Este é um trabalho que impressiona pelo vício que provoca, dando ideia de que estas músicas já estavam escritas à muito tempo, aguardando apenas que os Blues Pills chegassem para as colocar no papel e em fita.

Mesmo com um estilo que dificilmente agradará a todos os metalheads, este trabalho é essencial para quem gosta das raízes do som pesado. Todos os que gostam de bandas como Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd ou até mesmo vozes como a de Janis Joplin dificilmente conseguirão passar ao lado deste trabalho e ao lado desta banda. Se é o resultado de uma moda ou se apenas chegaram a uma editora como a Nuclear Blast pela conjectura, tanto melhor. No final, nada disso interessa. Questões menores, quando o que fala mais alto, é mesmo a música, e aqui ela berra de uma maneira incrível.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira