About Me

Pain of Salvation - "Falling Home" Review


Goste-se ou não dos diferentes rumos pelos quais Daniel Gildenlow (hoje mais do que nunca faz sentido associar o nome do colectivo ao único membro fundador que ainda resta) tem levado os seus Pain of Salvation. Se há coisa que não se pode negar, é a forma séria, e acima de tudo totalmente comprometida como este encara a música, este trabalho não só é a prova provada disso mesmo, mas também da quão dinâmica pode a musica dos Pain of Salvation ser.

"Falling Home" teve como ideia inicial ser uma gravação de um concerto acústico, algo que infelizmente não ocorreu devido a questões técnicas, mas já se sabe que o músico é obstinado, então toca de levar toda a gente para estúdio e gravar e regravar estas composições em formato live num só take. O resultado final acaba por ser bem mais que satisfatório, na medida em que o feeling “live” está lá todo, faltando apenas a audiência. E tendo em conta que falamos de Pain of Salvation, este acústico não é apenas uma colecção de temas, em que a distorção é simplesmente substituída pelos elementos acústicos, é bem mais que isso. Existem temas aqui que ganham toda uma nova vida, em especial aqueles retirados de "Scarsick" como "Spitfall", que de uma brincadeira a fazer lembrar Limp Bizkit, se torna em algo com uma carga emocional bem mais intensa.  

Até as covers foram bem escolhidas, o brilhante "Perfect Day" de Lou Reed, em nada fica a dever ao original em termos de entrega, e o não menos brilhante "Holy Diver" de Dio foi completa e impiedosamente “reestruturado” numa espécie de balada, que acreditem ou não…resulta. "Falling Home" é o testemunho de que mesmo com músicos a entrarem e a saírem a toda a hora, os Pain of Salvation não perderam a sua genialidade, até quando se trata de regravações de temas, e como se não bastasse, até nos dão a conhecer uma nova composição denominada "Falling Home", que por acaso até é um dos pontos altos do disco. Crescem então as expectativas para um novo disco.

Nota: 8.8/10

Review por António Salazar Antunes