About Me

Helevorn - “Compassion Forlorn” Review


Que mais há a dizer de Doom Gótico? A forma como as melodias dos quase omnipresentes teclados e de guitarra bailam em sintonia com riffs arrastados e pesadões é um padrão já bem reconhecido neste género que não é de forma nenhuma uma novidade. Se estão à espera que agora vá escrever que isto não se verifica com esta banda de Palma de Maiorca, desenganem-se pois seguem todos os cânones do estilo sem experimentalismos ou qualquer género de inovação. Agora, isso não faz de “Compassion Forlorn” um disco descartável.

Este 3º álbum destes espanhóis até se revela um produto muito bem concebido. Para lá da harmonia entre peso e melodia no instrumental existe também um equilíbrio entre guturais e vocalizações limpas de uma serenidade que consegue ser realmente marcante graças à intensidade emocional que os Helevorn conseguem transpor para cada instrumento e ao longo de cada minuto dos temas deste “Compassion Forlorn”, criando temas bastante fortes como “Delusive Eyes”, a bela “Reason Dies Last” ou algo mais melancólico como “Looters”. Várias são as referências que podem vir ao de cima enquanto se ouve esta boa peça de música: Saturnus é capaz de ser dos primeiros, se bem que não tão depressivo quanto os dinamarqueses, Draconian e Oficium Triste outras visíveis influências e Woods of Ypres na sua era final também.

Com material como este aqui gravado, os Helevorn mostram que são uma banda que merece ser apreciada e juntar-se ao role de bandas deste género que conseguem manter o Doom Gótico vivo.

Nota: 7.8/10

Review por Tiago Neves