About Me

Assumption - “The Three Appearances” EP Review


O doom/death é daqueles nichos na música extrema que até têm bastante diversidade e qualidade para oferecer desde que a música em si seja, requisito mandatário: lenta.

Os Assumption são um pequeno projecto italiano que gosta de praticar doom/death mais vintage, em muito semelhante ao de uns Hooded Menace, com toda aquela ambiência negra bem característica e guitarradas bem, mas bem arrastadas, distinguindo-se a dupla de Palermo da sua principal influência por uma ainda maior distorção nos opressivos riffs e pelas vocalizações ainda mais graves e cavernosas, elemento que em discos de sonoridade já por si também cavernosa, acaba por fluir sempre bem com o instrumental que o acompanha.

Com apenas 4 temas que acabam por passar a voar, mostrando que os Assumption não apostam no minimalismo exclusivamente para a sua sonoridade, “The Three Appearances” é um bom primeiro EP que vai pedir repetidas audições, especialmente com monstros que cravam as garras no cérebro do ouvinte como “The Nonexisting” e ”Veneration Of Fire”, um tema que consegue surpreender por a banda acelerar a meio, mesmo assim não saindo do down tempo. Outra parte que faz erguer a sobrancelha são as ambiências psicadélicas que surgem no último tema, podendo fazer lembrar por uns poucos segundos uns Esoteric.

“The Three Appearances” é uma excelente apresentação do potencial dos Assumption. Uma apresentação um tanto curta, mas que deixa o ouvinte a antecipar o álbum de estreia.

Nota: 8/10

Review por Tiago Neves