About Me

Shadowbane - "Facing The Fallout" Review


"Red Alert" é o alarm que faz soar que chegaram os Shadowbane, uma nova banda alemã de power metal, que se estreia nos longa durações com este "Facing The Fallout". A referida música não é mais do que uma curta introdução de teclados atmosféricos e meio apocalípticos que fazem tempo até chegar a "Beyond The Winds Of War" que esclarece que esta nova banda não está disposta a tocar o típico power metal europeu, dando-lhe um pouco de peso, por vezes dando a sensação de thrash metal, ficando com um som mais próximo da fórmula norte-americana. De nada serve seguir fórmulas se não existirem músicas com força suficiente para trás. Esse não é um problema aqui.

È difícil hoje em dia encontrar o riff, aquele que faça diferença, que fique gravado na mente e nos ouvidos dos apreciadores de metal, e embora essa luta não seja totalmente ganha aqui, temos bons exemplos de como chegam lá perto. "Traitor" e "Dystopia" são grandes riffs, com este último a pender para estilo clássico alemão. No entanto, onde este álbum brilha mesmo é no trabalho da guitarra solo, com grandes solos e leads em profusão. A voz de Stefan mostra-se equilibrada e sóbria para levar as músicas a bom porto, mesmo que não seja propriamente brilhante ou marcante.

Por falar em equilíbrio, também é agradável ver que a banda tanto mostra apetência para abordagens mais clássicas como para soluções mais próximas daquilo que se faz actualmente, mas não há uma colagem a qualquer nome específico, não de forma acentuada, havendo muito espaço para estabelecerem uma identidade mais sólida. Por agora, têm um álbum de estreia de qualidade superior nas mãos que vai garantir muitas boas audições aos fãs do power thrash metal. "Facing The Fallout" é o primeiro grande álbum do género de 2015.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira