About Me

Svengali - "Unscathed" Review


Até há uns anos não muito longínquos, o metal foi algo ocidental. Apareceu em Inglaterra, difundiu-se pela Europa e rebentou nos Estados Unidos da América. Contudo, apesar da globalização – que nem sempre trouxe os melhores frutos –, este género musical ultrapassou as fronteiras iniciais e a Ásia tem-nos oferecido alguns projectos interessantes. Neste caso, falo-vos da banda metalcore Svengali que são, actualmente, a montra do metal nos Emirados Árabes Unidos. O ano de 2014 foi óptimo para a banda já que partilharam o palco com os brasileiros Krisiun e lançaram o EP de estreia “Unscathed”. Neste novo ano de 2015 já preparam aquele que será o primeiro disco, “Theory Of Mind”. Mas falemos do EP…

Através das primeiras audições pode dizer-se que a característica mais evidente releva-se nos riffs tensos e compactos acompanhados por um terramoto proporcionado pelo pedal duplo. Tudo isso cria um som forte, ainda que um pouco repetitivo. A banda é conotada como industrial metalcore e apesar de não ser algo completamente recorrente é possível escutar alguns elementos electrónicos que nos remetem para essa paisagem industrial. Os usuais coros melódicos com vozes limpas são, claro está, parte integrante deste trabalho, mas com a distinção de não serem tão lamechas como é habitual. Sobre isso, realço o tema “Sirens” que, apesar de se sentir que essas vozes limpas foram coladas sem grande produção, é o melhor tema do EP. A banda inclui também uma voz feminina em “The End” que tem uma versão alternativa baseada nas linhas de piano do original. Nessa versão alternativa, o vocalista Adnan é completamente substituído pela voz feminina. Ainda sobre o lado melódico dos Svengali, a guitarra lead melodiosa tem uma presença bastante forte nos refrões alternando com as passagens mais pesadas que preenchem as estrofes.

No geral, “Unscathed” é um trabalho cativante e que abre as portas para um futuro – esperemos – promissor de uma banda que vem de uma região caracterizada pela dificuldade em abraçar a novidade e a inovação social.

Nota: 7/10

Review por Diogo Ferreira