About Me

Deadlyforce - "From This Hell" EP Review


O nosso país sempre foi um excelente porto de abrigo para tudo quanto esteja relacionado com Heavy Metal, principalmente se for beber à fonte dos clássicos que tantas legiões de seguidores conseguiu congregar ao longo dos anos! Não é necessário um grande esforço de memória para trazer ao centro da mesa a verdadeira devoção existente, capaz de levar à comoção de uns quantos, sempre que se mencionam nomes como Iron Maiden ou Judas Priest, apenas para citar alguns! Foi seguindo as pisadas de bandas como estas que fomos construindo o nosso imaginário e colhendo inspiração para produzirmos as nossas próprias versões, a nossa própria interpretação do que é o Heavy Metal, o Som Eterno, como tantos gostam de se lhe referir. Muitas vezes, porém, a nossa devoção não nos deixa afastar muito dos caminhos traçados pelos pioneiros, mas esta é uma posição que acredito se deva a um grande sentimento de respeito e tributo.

A significância deste enquadramento é encarnada pelo EP de estreia dos Deadlyforce, uma banda oriunda do Seixal e que faz do Heavy Metal clássico o estandarte debaixo do qual se assume como um dos bons valores do género que surgiram em Portugal em anos recentes, lado a lado com outros nomes como Midnight Priest, Ravensire ou Cruz de Ferro! Uma estreia que não tem qualquer pejo em usar as vestes das bandas que os influenciam e que, adivinho eu, tenham também feito parte da adolescência dos músicos que gravaram estes cinco temas! Não é portanto de estranhar que sejam aqui encontradas referências óbvias às duas bandas lendárias mencionadas em cima, mas que se estendem também, e muito, ao trabalho levado a cabo por King Diamond! Isto não significa que a música de Deadlyforce se resume a um reciclar de fórmulas conhecidas, mas sim que o seu campo de batalha está bastante bem definido e que não há como negar quem são os seus companheiros de armas.

Musicalmente, “From This Hell” está muito bem emoldurado pelas melodias vocais de Flávio Lino, um dos grandes destaques em qualquer um destes temas, que se vão entrelaçando com as guitarras de Nelson Carmo e Hugo Fernandes, e mesmo o baixo de André Assunção consegue ter linhas destacadas capazes de enriquecer alguns momentos, como acontece no início de ‘The Tunnels Beneath’! Não creio que exista algum tema a destacar individualmente acima dos restantes, uma vez que o equilíbrio é uma constante que atravessa os pouco mais que vinte minutos deste EP! Acredito sim que este seja um primeiro passo para um caminho muito interessante e promissor para o Heavy Metal nacional, com os Deadlyforce a afirmarem-se como um nome preponderante na cena portuguesa!

Nota: 8/10

Review por Rui Marujo