About Me

Thurisaz - "Live & Acoustic" Review


Ora aqui está uma proposta que não é muito comum, uma banda de black metal lançar um álbum ao vivo que seja acústico e com uma mini-orquestra. Mesmo que essa banda sejam os belgas Thurisaz, eles que incorporam muitos elementos que à partida não são próprios do black metal, elementos esses que permitem e justificam este “Live & Acoustic”. A componente doom e atmosférica acaba por estar muito bem representada no caracter despido das suas composições. Tirando o facto deste tipo de lançamento ser uma forma fácil de rentabilizar peixe já pescado há muito tempo, a verdade é que é o verdadeiro teste para a qualidade das músicas. Só mesmo músicas com qualidade resistem a serem despidas e (re)tratadas desta forma.

Sem dúvida, qualidade é a palavra que mais se salienta aqui. Seja nas músicas da banda como nas covers, há um fio de ligação que conecta todos os temas. Assim “Years” Of Silence”, “Never To Return” e “Broken” soa tão bem e tão natural ao lado das versões de “Finality” (dos Woods Of Ypres), “A Natural Disaster“ (dos Anathema) e “My Kantele” (dos Amorphis), espelhando também as suas influências e a importância que têm no seu som. Tivemos acesso também ao suporte visual e nesse ponto a qualidade deste trabalho também é irrepreensível. O som cristalino, de alta qualidade, junta-se a uma captação visual ao mesmo nível, com diversas câmaras e diversos planos a dar uma boa perspectiva desta noite que foi mágica.

Existem aqui momentos de beleza ímpar e todo o concerto flui de uma forma fantástica. Apesar dos Thurisaz não serem das bandas belgas mais conhecidas, este CD/DVD ao vivo mostra bem que podem ser considerados como que uma jóia perdida que agora surge à superfície para que os mais distraídos possam pegar nela. Se este lançamento representa também uma viragem na sua sonoridade, não temos como saber, mas caso represente e embora é preciso ter cuidado com essas águas incertas – os próprios Anathema sofreram um bocado para se reencontrarem ali por alturas posteriores ao “A Fine Day To Exit”. De qualquer forma, não vamos ficar muito tempo sem resposta a essa questão, já que a banda planeia lançar o quarto trabalho de originais.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira