About Me

Decaying - "One To Conquer" Review


Já muitas vezes falámos da qualidade musical que nos chega da Finlândia e mesmo que não tivessemos falado, não seria necessário o dizermos para se saber que a terra dos mil lagos tem uma coisa qualquer na água que que faz com que existam lá músicos extraordinários, principalmente no nicho da música extrema. Estes Decaying são ums dos exemplos mais recentes e flagrantes. Começando apenas em 2010, chegam a 2014ao seu quarto trabalho, este "One To Conquer", uma potente obra de death metal que nos faz lembrar nomes como Hail Of Bullets (e por consequência, Bolt Thrower), principalmente devido à escolha da guerra e de conflitos históricos como tema lirico. Em termos sonoros, também se junta à equação um certo sabor sueco (o nome Grave vem à mente principalmente em "The Fall Of Saigon") que se conjuga muito bem.

Para os apreciadores de death metal e principalmente das duas bandas atrás citadas, tem aqui um prato em cheio mesmo que não tenham os mesmos níveis de efectividade que os Bolt Thrower o Hail Of Bullets tenham. Em vez disso, temos a identidade própria dos Decaying a estabelecer-se como grande ponto forte de "On To Conquer". Com riffs e voz punjantes e um groove que malhas como o tema título deixam a descoberto - uma das grandes músicas deste álbum. Mas existem mais, como "The 38th Parallel" ou o épico de dez minutos "Ho Chi Minh Trail".

Ainda assim, depois de ouvir este trabalho algumas vezes, é possível notar que ainda existe espaço para a banda finlandesa melhorar ainda mais já que existem certos momentos em que as composições não são totalmente efectivas, principalmente ao nível da dinâmica. Mais que não seja por breves momentos, mas certas opções acabam por não favorecer o resultado final, o que faz com que este conjunto de músicas parece ter sempre algo a prendê-las, a impedi-las de atingir a excelência. Ainda assim, é um senhor álbum de death metal, numa variante em que os mestres tardam a lançar o álbum e os pupilos estão a demonstrar estar capazes de preencher essa lacuna - mesmo que no momento presente ainda não a tenham preenchido totalmente.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira