About Me

Eden Circus - "Marula" Review


"Marula" é o que se pode chamar o resultado de muito sangue suor e lágrimas. Nos tempos de hoje em que a edição de um disco, seja em formato digital ou físico parece cada vez mais acessível, e os truques de estúdio são mais que muitos, muitas bandas acabam por queimar algumas etapas e lançar o seu primeiro disco de forma algo precoce. Os Alemães Eden Circus quiserem fugir um pouco dessa forma de pensar, e somente após alguns anos de intensos e exaustivos ensaios e concertos, decidiram que estava na hora de finalmente darem o passo seguinte.

Ouvindo "Marula" facilmente se percebe que essa foi uma decisão mais do que acertada, não só temos um trabalho de execução superior, como o próprio som que a banda apresenta parece trazer algo de novo e refrescante, fazendo-o de forma bastante confiante e natural.

Temos aqui então uma espécie de rock progressivo, de execução bem simples mas de difícil percepção. Confuso? Nem por isso. Para já simples é como quem diz, ou seja, aqui não escutamos notas tocadas à velocidade da luz, mudanças de ritmo caóticas, ou sucessões frenéticas de riffs. Ouvimos sim algo bem mais introspectivo, melancólico, atmosférico e com um conteúdo emocional muito mais preponderante. Mas ao olhar para a duração média (à volta de 8 minutos) dos temas aqui contidos também se chega à conclusão de que há muito aqui a descobrir. Naturalmente que as estruturas musicas dos temas de Eden Circus estão longe de serem o mais convencionais, mas a forma como estes fluem é quiçá o grande ónus deste colectivo. Como foi dito anteriormente, a banda não complica, o seu grande interesse é sim o de criar uma boa atmosfera, catalisando nela todas as emoções dos músicos, mas ao mesmo tempo de forma muito profissional graças ao seu talento inato e do carisma vocal de Siegmar Pohl. Durante o disco é normal depararmo-nos, por exemplo com contrastes entre calma e caos, ou momentos mais hipnóticos ala post-rock, o que reforçam ainda mais a singularidade deste colectivo progressivo.

De certo que as comparações com Anathema e Porcupine Tree poderão ser feitas, mas não será isso que vai beliscar a personalidade desde colectivo. A longa duração de "Marula", e o que este exige do ouvinte poderão ser sim os grandes problemas (dificilmente se poderá chamar a isso defeitos) com os quais os Eden Circus se poderão deparar na altura da apreciação do seu trabalho.

Nota: 8.8/10

Review por António Salazar Antunes