About Me

Kjeld - "Skym" Review


Por estarmos em pleno Inverno, os álbuns de Black Metal abundam nesta fase do ano. É um sinal dos tempos que devemos acompanhar com olhar natural e atento até porque nem tudo o que nos é apresentado como gelado nos faz sentir frio. Neste caso, os Holandeses Kjeld surpreendem-nos com o seu primeiro opus de originais. Formados em 2003 e com apenas um Ep pelo caminho (em 2010), esta primeira proposta intitulada “Skym”respeita o que é esperado de uma banda dentro deste hemisfério musical, sem quebrar os padrões de originalidade ou criatividade, os Kjeld mostram-nos uma versão personalizada de uns Enslaved outraora mais ásperos e rudes (“Frost”), mas igualmente épicos e atmosféricos.

O álbum é rápido, apresentando secções com melodias glaciares e planícies inóspitas convidando o ouvinte a mergulhar neste ambiente propício ao congelamento das emoções. Por isto mesmo, “Skym”peque por ser um pouco longo de mais, tornando-se mais difícil de ouvir à medida que avançamos nos temas. Mais uma vez, aqui não é uma chamada de atenção à qualidade da banda, porém, por muito bem que seja executada, esta fórmula quase nada trás de novo a quem acompanha este estilo desde há muitos anos. Pode ser uma desvantagem, esta carência de imprevisibilidade, como também pode ser uma vantagem ao núcleo duro de apreciadores deste tipo de sonoridade. Aqui não há desilusões, nem invenções, é cristalino como a própria recriação gélida destes Kjeld!

Há sentimento, há “clima”, há imagem, mas a química entre estes elementos deverá ser mais trabalhada de forma a criar mais magia na mensagem musical pretendida. É sem dúvida, um bom trabalho de apresentação para os Kjeld, como tal, quer-se oiça muitas vezes ou poucas, o melhor mesmo é escutar este “Skym”para que não fiquem dúvidas da qualidade potencial que esta banda poderá a vir demonstrar no futuro!

Nota: 7.8/10

Review por Pedro Pedra