About Me

Mangled - "Through Ancient Times" Review


Um regresso ao passado pelas mãos da Vic Records, que nos traz numa edição interessante que reúne alguns dos seus lançamentos mais raros, sendo eles as demos “Cadeverous” de 1992, a “Perish” de 1993, o EP “…In Emptiness” de 1996, o primeiro álbum, “Ancient Times” de 1998 e o EP “Carnal Abhorrence” de 2004. Existem lançamentos que era melhor ficarem esquecidos e existem aqueles em que até se justifica a sua reedição. Aqui verifica-se o segundo caso. Os Mangled podem nunca ter sido um dos grandes nomes do death metal holandês, mas a qualidade do seu som é inegável.

Pelo o material que nos chega, concluímos que esta compilação é composta por dois cds – embora facilmente pudessem estar reunidas apenas num só, já que o total não chega aos setenta minutos – mas ficamos com a impressão de que devem faltar algumas faixas. No primeiro cd só temos a segunda demo, que revelam um som acima da média em termos de qualidade e das próprias composições em si. “The Emptiness Of Being” e “Unbearable são dois grandes exemplos da riqueza desta demo. Não existe qualquer sombra sobre os restantes lançamentos pelo que não nos podemos pronunciar sobre o seu som. Para esta demo, a remasterização deixou estou som bem poderoso.

O segundo CD começando no álbum “Ancient Times” que abre esta compilação, sendo notável a forma como a banda mistura death metal com uma sensibilidade melódica que poderá apanhar desprevenidos alguns desconhecedores do seu trabalho. É um trabalho que apesar dos anos que já tem, consegue cativar como se estivéssemos no final dos anos noventa. Mesmo desconfiando que não tivemos acesso a todo o áudio que compõem este álbum, este lançamento revela-se muito interessante para quem gosta de coleccionar história, principalmente obscura e de qualidade, do death metal.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira