About Me

Maverick - "Quid Pro Quo" Review


Da Irlanda do Norte, surgem-nos os Maverick com este "Quid Pro Quo", que não é mais que o seu álbum de estreia, revelando uma banda com apetência para os sons mais tradicionais do rock pesado, nomeadamente o hard'n'heavy mais tradicional. Pelo menos é logo o que nos sugerem com "Snakeskin Sinner", onde somos transportados para outros tempos, tempos mais simples da música pesada onde só era necessário ter guitarras, baixo, bateria e uma boa voz, que se exibiam através de bons riffs, excelentes solos e refrões para lá de oreulhudos.

Apesar d eser o seu trabalho de estreia, a banda já tem uma dose considerável de experiência, com um EP lançado em edição de autor que fez furor no underground, e a abrir para bandas como Tigertailz, Faster Pussycat e cheap Thrill. Essa experiência materializa-se aqui com temas que parece que foram feitos para ser entoados pelo público. "Paint By Numbers" é do mais clássico que pode haver no que diz respeito ao hard rock glam (mas em bom), assim como "Got It Bad" é uma power ballad que até gosto ouvir nos tempos actuais e "In Our Blood" faz-nos pensar em bandas como Firehouse.

Aliás, há por aqui uma série de bandas que nos vêm à memória mas sem haver propriamente um sentimento de estarmos a ouvir reciclagem de coisas já passadas e já muito vistas. Quer dizer, que não existam mal entendidos, não existe aqui nada de remotamente original, no entanto também não existe nenhuma cópia descarada. A única coisa semelhante que temos é o espírito de uns tempos em que o rock pesado era realmente empolgante, com refrões infecciosos e com músicas marcantes - isto para quem gosta de hard rock, claro está. É um grande álbum de estreia, com origem num país que não tem muita tradição no mesmo. Banda a acompanhar, grande promessa de hard rock clássico.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira