About Me

Coronatus - "Cantus Lucidus" Review



Os Coronatus podem não ser uma banda muito conhecida mas isso não os impede de chegar à impressionante marca de sexto álbum desde que lançaram o primeiro em 2007, mantendo uma regularidade apreciável. O seu som é metal gótico mas aquilo que os pode distinguir da restante concorrência é o facto de terem não uma vocalista de voz angelical e cristalina mas sim duas, uma com voz de soprano (Carmen Lorch) e uma mais na vertente rock (Anny Maleyes) - basicamente aquilo que os Nightwish deveriam ter feito. Em termos musicais, este "Cantus Lucidus" aponta na direcção já trilhada no início do milénio por bandas como After Forever e Nightwish. Arranjos orquestrais sumptuosos, duas vozes realmente boas a liderar e uma forte base instrumental digna do melhor metal gótico.

Claro que nada disto serve se não houver um forte conjunto de boas canções, verdadeiras canções e não um conjunto de ganchos cujo único objectivo é capturar a atenção daqueles que tem o radar para uma série de lugares comuns. Felizmente não é o que acontece aqui. Cada um dos temas agradará qualquer fã de metal gótico, com capacidade para superar o teste do tempo com distinção. Com a melodia como maior aliado, músicas como "Deborah" e "The Elvenwell (I Can Give You...) tornam-se sem dificuldade músicas atractivas logo à primeira audição. O elemento folk (pelo menos em termos de melodias) surge ocasionalmente e também é eficaz em músicas como "No Holy wars" e no épico final "Ihr Habt Die Schuld!", que também é o momento mais pesado do disco.

Com uma nova formação renovada com a entrada do teclista e responsável pelos arranjos orquestrais Pinu'u Remus, o guitarrista Olívér e a já referida vocalista Anny Maleyes. A banda surge coesa e com um conjunto de temas forte aos quais todos os apreciadores de bandas como Nightwish (antigo) e Therion não terão motivos para não gostar. Metal gótico de qualidade superior, num género que sempre viu como maior problema ser desprovido de alma ou emoção. Aqui, felizmente, isso não acontece, o que coloca os Coronatus num lugar de destaque.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira