About Me

Northland - "Downfall And Rebirth" Review


Segundo longa duração para o grupo catalão, o novo “Downfall And Rebirth” mantém-se na linha folk/melodic death do album homónimo que marcou a estreia deste septeto em 2010. Cinco anos de intervalo entre os dois primeiros discos poderá não ser a melhor opção, mas é compreensível para um mercado em retração e para um grupo que não dispõe da máquina promocional que se vê na Europa central.

Aqui e ali, desde logo no intro, a atmosfera remete um pouco para Lord of the Rings, mas rapidamente o grupo se aproxima da linha Metal, sempre no campo mais melódico como na balada “Spirit In Darkness”. Bem produzido e balanceado, por vezes falha na masterização e captação das vozes, particularmente em coros, mas poderá passar apenas por um gosto pessoal. O som de violino está naturalmente omnipresente, porque a banda embora coesa e com qualidade, não se afasta muito dos padrões do estilo, apesar de em alguns temas, como “Together We Die” se aproximar mais de Viking Metal que Folk, devido aos vocais guturais de Pau Murillo e a uma letra que lembra bastante Amon Amarth. A semelhança repete-se, de forma menos acentuada, em temas como “Duskriders” – um dos temas mais ambiciosos - onde também se procura uma melodia – violino e teclas - que será interessante ver como resulta em concerto.

Sem ser um disco deslumbrante, a sua audição não repele o ouvinte e a presença próxima do grupo em palcos nacionais poderá sair reforçada com alguns temas deste  disco, se executados ao vivo. Para já fica a sugestão da audição, mesmo que de forma abreviada.

Nota: 7/10

Review por Emanuel Ferreira