About Me

Carbonized - "For The Security" Review



Para quem tem a sua história de death metal sueco em dia, saberá certamente que este "For The Security" é o primeiro álbum da banda Carbonized que foi lançado no já longínquo ano de 1991 e é um álbum que apesar de ter hoje os seus fãs, na altura não terá chamado muito a atenção por parte da população em geral. Olhando para trás, é interessante ver que esta banda e a sua abordagem algo esquisita de death metal vinha da mente de pessoas como Christopher Johnsson (guitarra e voz, líder e cérebro dos Therion), Lars Rosenberg (baixo, que também tocou nos Therion e Entombed) e Piotr Wawrzeniuk (na bateria, que também tocou nos Therion, destacando-se principalmente como vocalista no álbum "Theli").

Os actuais fãs dos Therion dificilmente conseguem encontrar paralelismos entre as duas entidades, mas a verdade é que alguma da esquisitice técnica aqui encontrada (como na "Euthanasia" e na "Syndrome", já esteve representada nos momentos primordiais dos Therion, facilmente apreciável, embora em doses diferentes. A questão é... será que este álbum justifica uma reedição? Existe aqui qualidades ocultas que fazem com que seja necessária a sua presença no novo milénio a não ser por um fervor coleccionista e de historiador? Dificilmente.

"For The Security" apesar de ter qualidade, dificilmente vai cativar os actuais fãs de death metal e se não for promovido como o pedaço de história que é, dificilmente vai conseguir até chegar aos potenciais consumidores. Uma reedição apenas para coleccionadores e fãs fanáticos de toda a carreira dos Therion - o que também não é fácil de encontrar - todos os restantes não conseguirão passar da breve curiosidade.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira