About Me

Diskelion - "Remember Sorrow" Review


O Reino Unido não é dos sítios mais conhecidos pelo metal sinfónico de base gótica e com vocalista feminina mas é de lá que nos chegam os Diskelion, um projecto que chega ao primeiro álbum com este "Remember Sorrow" lançado em edição de autor no final do ano passado. A grande impulsionadora deste projecto é a alemã Gaby Koss, que já tem uma série de projectos e participações especiais às costas, sendo os mais notáveis os Nota Profana e a sua passagem pelos míticos Haggard. Considera-se que o projecto é de Inglaterra porque na sua base teve o teclista e guitarrista, Tom Harris, tendo sido ele a contactar a vocalista para cantar numa música sua. Gaby gostou tanto da música que o incentivou a escrever mais e um ano depois o álbum estava praticamente composto, num verdadeiro trabalho de equipa

Tendo em conta os nomes invocados, até que não há grande surpresa com o que se ouve aqui. "Forgotten" remete-nos para o início do milénio onde bandas como After Forever e Xandria começavam a agitar as àguas do som gótico, juntando-lhe uma costela sinfónica que foi muito bem vinda. Não sendo nada de novo, o que resta é termos músicas marcantes e é o que temos, embora a eficácia não seja logo evidente, ou seja, para que músicas como "Call My Name" e "Silent Voice" sejam eficazes, são necessárias mais algumas audições. No entanto, para os fãs da época mencionada atrás e, principalmente, das bandas citadas, não será um esforço muito grande que terá de ser feito, já que encaixará perfeitamente nos seus gostos pessoais.

Apesar da alma da banda ser Gaby e Tom, não se pense que o que temos aqui é um projecto caseiro em que o som deixa a desejar. Apesar de não ser perfeito por ser exactamente perfeito - isto é, o defeito que este estilo musical tem é que é muito polido, ficando a faltar alguma visceralidade, mas essa já é uma opinião muito pessoal - a produção e performance de todos os músicos envolvidos é perfeita. É portanto uma agradável estreia que não acrescenta nada ao estilo em si mas que faz criar alguma antecipação pelo seu futuro.

 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira