About Me

Eternal Solstice - "Remnants Of Immortality" Review



Esta é a época das ressurreições e os holandeses Eternal Solstice são um bom exemplo disso mesmo. A banda, que esteve activa entre 1989 e 1997, voltou em 2010 e de lá até agora lançaram dois splits, mas é com este “Remnants Of Immortality” que quebra o silêncio no que diz respeito a álbuns de originais, silêncio esse que dura já desde 1997. Este quarto trabalho começa da melhor forma, com uma música instrumental, o tema título, que tem tanto de épico como de pesado, uma excelente forma de capturar logo as atenções no início.

O death metal aqui é daqueles que até dá gosto ouvir, sem nada de extraordinário, sem nada de novo, mas mesmo assim, totalmente viciante. É neste ponto aqui esbarramos com aquilo que para muitos dos nossos leitores podem estranhar. Podem perguntar-se “então, esta banda toca death metal old school e banal e é excelente e outro que foi analisado tempos atrás tocava também death metal old school e banal e era mau ou mediano” e é uma pergunta perfeitamente válida. A resposta só poderá estar nas músicas que resultam dos mesmos elementos usados e no caso dos Eternal Solstice, o resultado é praticamente perfeito para o que se exige de um trabalho de death metal. Bons solos, bons riffs, voz gutural. É simples.

Na verdade, não é assim tão simples, mas seja o que for que seja necessário ter para se ter um bom álbum, esse elemento está aqui presente, e a sucessão das faixas flui de uma forma quase graciosa. Os temas  “Walk In Progress”, “Force Fed Suicide” e “Recipe For Death” que nos chegam em catadupa são uma excelente prova disso. Os Eternal Solstice provaram com este regresso uma coisa muito simples: para se fazer um grande álbum, seja de que estilo se trate, não interessa se já tudo foi feito e visto, interessa se as músicas que fazem parte desse álbum transparecem a paixão que se tem pelo estilo. Claro que é tudo muito subjectivo e trata-se de uma questão de gosto pessoal, mas “Remnants Of Immortality” tem tudo para fazer molhar a roupa interior de muitos apreciadores de death metal.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira