About Me

Forgotten Tomb - "Hurt Yourself And The Ones You Love" Review


Os italianos Forgotten Tomb estão de volta depois do CD e DVD ao vivo lançados no ano passado e três anos após o último álbum de originais. No início da sua carreira, os Forgotten Tomb apareceram como uma sensação do underground, principalmente na altura em que era apenas uma one-man-band, nos primeiros três álbuns. Conforme foram tendo mais sucesso e evoluindo (o que para muitos significa, venderem-se) mais vozes críticas se foram levantando contra alguma adocicação do seu som, algumas com razão, outras nem por isso. Se no início a base era sem dúvida o black metal, aos poucos um feeling mais rock, mais doom foi tomando conta do som da banda, sem dúvida que a deixando mais acessível.

“Hurt Yourself And The Ones You Love”, apesar do título forte, não se pode dizer que seja diferente dos últimos trabalhos, com a costela doom e rock ainda bastante fortes – uma faixa como “Bad Dreams Come True” até parece ter um riff principal com bastante groove, próximo de qualquer coisa nu-metal ou pelo menos mais alternativo. A questão é, é um álbum mau? Nem de longe. A banda continua a conseguir passar a sua melancolia, talvez não de uma forma extrema, mas ainda temos aqui ocasionais blastbeats, modestos mas estão presentes – até na referida “Bad Dreams Come True”. Não fosse a voz e esses momentos de extremismo acentuado e poderíamos estar na presença de um álbum que os Katatonia poderiam ter lançado uns anos atrás.

Estes cinquenta e dois minutos passam num instante e isso é a maior prova da qualidade deste trabalho. Talvez, ou de certeza, que não convencerá todos os que já colocaram a banda para trás das costas, mas para todos os apreciadores de doom metal, não há como não apreciar a entrada triunfal de “Soulless Upheaval”, a melodia apocalíptica do tema título e principalmente a forma como todas as faixas se encaixam num só feeling que percorre todo o álbum. Numa altura de música descartável e de conjunto de músicas que não são coesas como um conjunto, ter um álbum desta qualidade e desta uniformidade e mesmo assim conseguir com que cada música tenha o seu próprio espaço para respirar é sem dúvida um feito. Continuamos a ter boa música vinda desta tumba.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira