About Me

Ghost Bath - "Moonlover" Review



Os Ghost Bath são uma entidade misteriosa. A informação a seu respeito disponível é contraditória, umas apontado para os Estados Unidos como sendo o seu país de origem, enquanto existe uma série de informações que apontam para a China. De qualquer forma e origens aparte, a banda lançou a estreia o ano passado em edição de autor, "Funeral", e chamou a atenção da Northern Silence Productions o suficiente para apostar neles e pelo o que podemos ouvir aqui, não foi uma aposta falhada. A introdução de piano, "The Sleeping Fields" poderia supor uma orientação diferente, mas o começo de "Golden Number" revela que se trata mesmo de black metal de cariz depressivo, com uma quantidade surpreendente de melodias que se agarram à cabeça.

É impossível não se ficar completamente apanhado por temas como "Happyhouse" e "Beneath The Shade Tree", que são de uma beleza indiscritível e de certeza que isto é algo que irrita muitos fãs hardcore do género. Melodia e black metal na mesma frase já é blasfémia, no mesmo disco é algo demasiado para que muitos conseguirem suportar. Na realidade, não interessa o que possam pensar, ou que tipo de preconceitos são importantes. A verdade é que resulta, a música é de qualidade superior. Por isso não é de estranhar que a edição limitada a 900 unidades tenha esgotado rapidamente - edição essa que segundo a banda não vai ter mais tiragens.

Dúvidas houvessem do bom gosto da Northern Silence Productions, elas estão aqui completamente desfeitas, já que este é mais um pequeno, gigante, exemplo de como o underground produz peças de enorme qualidade, não sendo esta exclusiva a editoras como Nuclear Blast, Season Of Mist ou Century Media. Já vimos muito neste reino, do black metal depressivo e muitas das bandas que nos encheram o olho ou acabaram ou foram mudando progressivamente de estilo. Para cada uma delas que desapareceu, temos bandas como os Ghost Bath que nos mostram que bandas vão e vêm, mas a boa música, essa fica sempre.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira