About Me

Reportagem: The Warning e Conquer//Divide @ L.A.V., Lisboa – 05.04.2024



Foi uma noite de rock feita exclusivamente por artistas femininas, para quem ligue a estes pormenores. As mexicanas The Warning estrearam-se no nosso país (e de que maneira), trazendo consigo as multinacionais Conquer //Divide, que também davam o seu primeiro concerto em Portugal.

Foi com a sala praticamente cheia que as Conquer//Divide iniciaram a sua atuação, pelas 21h00. Com um álbum lançado recentemente (Slow Burn), fazia todo o sentido que o concerto começasse precisamente por aí, com “Atonement”, que mexeu de imediato com o público. Com duas vocalistas, uma com vozes mais limpas, outra mais gutural, as Conquer//Divide apresentaram um rock alternativo, com alguns refrões que ficavam no ouvido. Quando convidado a participar o público ajudou a cantar alguns temas, tornando esta estreia em solo luso num concerto a recordar, tanto para quem assistiu, como para as cinco jovens que se encontravam em cima do palco.

Dadas a conhecer pela memorável cover de “Enter Sandman”, dos Metallica, as The Warning cimentaram o seu nome no mundo da música através de excelentes composições e de atuações ao vivo memoráveis, tal como a que assistimos nesta noite. Foi longo o caminho desde o México até aqui e a esta tournée que tem todas as datas praticamente esgotadas. As manas Villarreal fazem por isso através de atuações enérgicas, com temas que são puro hard rock e em que as origens são apresentadas com orgulho. Temos temas em inglês, mas a sua língua natal não é esquecida e “Qué Mas Queres” soa perfeita entre “Choke” e “Dull Knives (Cut Better)”. Embora ainda não tenha saído, o novo álbum Keep Me Fed comprova a evolução natural da jovem banda de Monterrey e não poderia ficar de lado nesta tour, com muitas músicas a fazerem parte da setlist. O mais recente single, “Automatic Sun” também não podia faltar num espetáculo dado por uma banda que soube ter o público consigo do primeiro ao último minuto, quer por força da entrega dos músicos, como já referimos, mas também pela simpatia demonstrada pelos seus elementos sempre que comunicavam com o público presente. Antes de “Narcisista” houve um pequeno ensaio para que todos pudessem participar no refrão desta que seria a última música, não fosse faltar ainda o tradicional encore e este foi oferecido através de “EVOLVE”, tema extraído do aclamado álbum Error.
Pouco mais de uma hora de excelente música que passou a voar. Mais uma estreia que se pode resumir pela célebre frase “chegar, ver e vencer”.


Texto por António Rodrigues
Fotografia por Paulo Jorge Pereira
Agradecimentos: Everything Is New