About Me

Reportagem: SOOMBRA - Moonspell @ Cineteatro Louletano, Loulé - 06.04.2024


Nesta que foi a sua 5ª data à SOOMBRA das sonoridades acústicas, os Moonspell apresentaram-se em Loulé acompanhados pelos Magnetic Strings no violoncelo e violino, e as Crystal Mountain Singers, nas vozes femininas. 
Numa sala expectante e curiosa com o que aí viria, os Moonspell abriram com handmadeGod e The Southern Deathstyle, seguido por Wolfshade (A Werewolf Masquerade). O público assistia de olhos bem abertos e ouvidos apurados ao que foi um início intimista com um Fernando Ribeiro a puxar de toda a sua capacidade vocal aliada a uma produção de luz de excelente efeito. 

A interação da banda com o esgotado Cineteatro Louletano foi aumentando, assim como a emotividade do espetáculo, agora com um público já completamente rendido às versões reinventadas que os Moonspell teceram. Breathe (Until We Are No More) e Luna levaram ao extremo a emotividade na sala, com lágrimas a escorrerem de vários rostos que não conseguiam tirar os olhos do palco simplista e mágico desenhado exclusivamente para esta Tour.
A banda partiu aí para um crescendo, começando com a partilha de episódios caricatos que levaram à escolha dos nomes das músicas de alguns álbuns (e que soltou risos de toda a plateia), sendo também acompanhado por prestações com sonoridades mais musculadas, sem nunca largar o contexto acústico a que se propuseram.
Com o aproximar do final, não faltou Alma Mater, que conforme os próprios Moonspell apelidam, “é um hino dos fãs”, e levou todos os presentes em Loulé a levantarem-se das suas cadeiras e a acompanhar a música que todos conhecem de cor com devil horns e pulmões cheios. A energia era indescritível, e Os Senhores da Guerra, cover de Madredeus, deu o mote para Full Moon Madness que encerrou com o coração aos saltos o espectáculo que ninguém sabia o que esperar, mas que todos querem repetir. 
No final a banda compareceu para uma sessão de autógrafos e fotografias com os fãs.
Palavras de destaque para Eduarda Soeiro e Cristiana Félix, das Crystal Mountain Singers, e Valter Ramos, Fernando Sá e Bruno Freitas  dos Magnetic Strings, que junto com o génio de Ricardo Amorim, fizeram de um espetáculo de Moonspell uma experiência ainda mais enriquecedora. 
Música é música, e não há limites à fusão que é possível entre estilos, como muito bem provaram os Moonspell. Está previsto para 2025 um álbum desta mesma SOOMBRA, bem como um DVD.
A banda segue agora com mais 5 espetáculos nesta tour que passa ainda por Torres Novas, Aveiro, Amadora, Arcos de Valdevez e Ovar.
A 26 de outubro os Moonspell apresentam-se acompanhados pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa no MEO Arena, no que promete ser uma experiência única para os fãs da banda.


Texto e fotografia por Nuno P. Veloso
Agradecimentos: A Firma