About Me

Simbiose - "Trapped" Review


Os Simbiose são uma das, para não dizer A, instituição do grindcore/punk/crust nacional. Disso não devem restar dúvidas nenhumas. “Trapped” é já o seu sexto de trabalho de originais e tal como se esperava é violência sonora com recheio de crítica social tal como a banda já nos habituou na sua ilustre carreira de vinte e quatro anos (o que por si só também já é um marco). O que há a salientar, logo à primeira audição é a potência sonora com que a banda se apresenta. Os Simbiose estão com um som mais límpido mas isso não reduz em nada a sua potência, pelo contrário.

Não só a banda portuguesa está mais potente que nunca, como a sua língua está totalmente acutilante. Com títulos como “Ignorância Colectiva”, “Acabou A Crise, Começou a Miséria!” e “(A)Pagar?”, não é difícil perceber que o actual momento financeiro do país é um dos grandes pontos, obviamente incontornável, do habitual discurso inflamado da banda lisboeta. Como também é hábito, as bujardas são enviadas tanto na nossa língua como em inglês e não há qualquer diferenciação entre as faixas que usam uma ou outra. Em relação ao passado também não existe diferenças significativas, embora a banda tenha passado por mudanças de formação, contando agora com apenas um vocalista. A potência e o foco na mesma continua fortíssimo.

Em pouco menos de quarenta minutos a banda destila inconformidade e repúdio por tudo aquilo que, bem, basicamente por tudo aquilo ao qual todos nós nos opomos e faz falta existirem estes berros ao sistema e estas pedradas no charco. É esta a verdadeira razão de ser do grindcore como estilo, tal como estilo instituído pelos Napalm Death trinta anos atrás. E lá por tocarem grindcore não quer dizer que tenham de debitar blastbeats a toda a hora. “Trapped” é um álbum cheio de dinâmicas, embora estas não sejam captadas pelos ouvidos mais distraídos. Um grande álbum de uma banda por quem os anos não parecem passar.


Nota:  8/10

Review por Fernando Ferreira