About Me

Amestigon - "Thier" Review


Segundo álbum dos austríacos Amestigon, após um silêncio de cinco anos. Passou tanto tempo que para muitos é como se estivessem a ouvir falar desta banda pela primeira vez. E para muitos é mesmo a primeira vez. Em quatro temas longos, muito longos, temos quase uma hora de música que é mais dinâmica do que o rótulo black metal poderia supor à primeira. E ainda bem bem porque com todas as músicas cima dos dez minutos, se não houve dinâmica, não haveria café que aguentasse acordado o pobre ouvinte. O black metal épico surge-nos bastante diversificado, de mão dada com death e com o doom metal, alguns pormenores ambientais e atmosféricos e até solos de guitarra bem inspirados.

Não é fácil fazer um álbum assim, nem tão pouco fazer um álbum assim que não seja difícil de ouvir. Não quer isto dizer que se trata de algo easy listening. Pelo contrário, será necessária alguma coragem e vontade para digerir “Thier” por completo (tanto o álbum como o tema título que passa dos vinte minutos) mas é exactamente esse factor que o torna tão interessante e desafiante. É um álbum que aborrecerá todos aqueles que procuram sensações imediatas e que não conseguem de evitar de olhar para o relógio quando estão a ouvir a música. Ou seja, não é um álbum para ouvir em festas, para mostrar aos amigos e sim para ouvir na escuridão do quarto e deixar-se mergulhar na viagem que captura o ouvinte.

Se numa era de música descartável é cada vez mais raro que nos surja música que obrigue a múltiplas audições para que se consiga digerir por completo (e isto também é válido para o meio em que nos movemos) um álbum assim é precioso pelo desafio que impõe e pela forma como eleva a um nível considerável o conceito de épico. Não se trata de fazer músicas longas apenas com o intuito de fazer músicas longas. Tudo soa de forma natural, tudo soa como deve de soar e é esse factor que faz a diferença entre um bom e um mau disco. Neste caso, “Thier”, é um excelente disco.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira