About Me

Darius - "Grain" Review


Àlbum de estreia da banda suiça Darius, após seis anos desde que o projecto nasceu. Não é preciso ouvir muito de "Grain" para se dizer "já veio tarde!", tal não é o impacto que o trabalho tem no ouvinte. Trata-se de rock/metal instrumental mas não daquele que se espera, ou seja, nem é matéria para apreciadores de shredders se deliciarem (embora a técnica não falte), nem é pós-rock convencional onde temos toneladas de delay em cima de riffs atmosféricos, embora aqui se encontrem alguns desses elementos. "Grain" é simplesmente música instrumental rock.

E é essa simplicidade que faz com que este trabalho seja obrigatório, seja pelos momentos em que o peso e a distorção é mais evidente, como a "Apache Assault", "Panzer Am Gesicht" e "Sparm"; seja pelos mentos em que é a melodia e a melancolia que imperam, como na "Samantha", "Quasar" e "Sane"; ou ainda nos momentos em que no mesmo tempo temos as duas vertentes, como nas épicas "Okkatemasu" (com mais de dez minutos) e "Used" (com quase doze).

Para quem gosta de música instrumental rock, este é um álbum obrigatório. Dinâmico, com uma vasta palete de emoções à disposição e com muita alma - algo que não é muito comum encontrar na música rock actualmente. Ao primeiro trabalho, a banda vinca a sua personalidade e deixa um testemunho a reter, um álbum para a posteridade e de grande qualidade. Como disse antes, é simplesmente rock instrumental e ainda bem. É excelente!


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira