About Me

Atomik Destruktor - "Unnatural Disorder" Review


Ainda há pouco tempo falámos do papel da Helldprod no underground e passados poucos dias eis que nos surge a estreia dos bracarences Atomik Destruktor nos álbuns. Para quem conhece a banda da demo lançada no já longínquo ano de 2009, o negócio aqui é thrash metal como mandam as regras old school, sem grandes contemplações mas nem por isso tosco. Para quem ouve o primeiro tema, baptizado com o nome da banda, a ideia que fica é que estamos de volta aos primórdios do thrash metal no nosso país. Não é propriamente retro mas é um feeling nostálgico que resulta destas músicas.

O grande factor que ajuda a isso é sem dúvida a produção bastante vintage fruto do trabalho de Pedro Alves nos Grave Studios. Pode-se estranhar a mesma principalmente para quem está habituado a ouvir o seu thrash metal (mesmo o retro) com produções ultra poderosas, modernas e cristalinas. Aqui o som é algo baço, o baixo está mal definido (o que por vezes causa a sensação de que as paredes vão estremecer) mas são estes defeitos que acabam por dar aquele toque de qualidade raçudo a estes temas que tresandam a clássico.

Já vimos muita coisa a tentar ser retro, a tentar recapturar o que não capturável e a espalharem-se ao comprido, mas os Atomik Destruktor conseguem, sem soar descaradamente retros, ter um disco com oito músicas que tresandam ao som que se fazia na década de oitenta e isso só se consegue com verdadeiro amor à música que tocam. Quando há esse amor, essa paixão, tudo soa natural e perfeito, mesmo com as suas imperfeições. Do início ao fim, este trabalho é um retrato daquilo que muitos de nós cresceram a ouvir, agressivo mas com melodias e harmonia próprias da NWOBHM. Ou seja, sabe a clássico.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira