About Me

Barabbas - "Messe Pour Chien" Review



Já aqui vimos doom em espanhol, doom em português, até doom em alemão mas em francês é a primeira vez. E até funciona muito bem, se aqueles que estão a pensar no preconceito de ter uma língua que não o inglês. Como já foi dito muitas vezes aqui, o que interessa mesmo é a música. Talvez a breve "La malédiction De Sainte Sélène não convença os mais cépticos mas de certeza que com "Le Couteau Ou L'Abime" ou "Judas Est Une Femme" (o refrão é de uma beleza poética esmagadora), esses preconceitos caiem por terra.  Os Barabbas não são propriamente novatos, embora o facto de não terem editora faça com que permaneçam relativamente desconhecidos.

O doom é o foco principal da banda, mas nem só por esses meios a banda francesa se move. "Moi, Le Mâle Omega" surge com um surpreendente ritmo uptempo que consegue cativar as atenções de forma bem sucedida. A faixa na primeira metade mas confere uma boa dinâmica a este trabalho, demonstrando a versatilidade da banda. Em termos de doom, talvez a banda não se encaixe de forma tão perfeita, mesmo nas faixas em que esteticamente se aproximam mais do mesmo, mas existe aqui um certo brilho opressivo que faz com que a sua música tenha um efeito algo diferente do que uma proposta normalmente teria.

Embora seja um álbum de fácil audição, não é um álbum de fácil assimilação, sendo necessárias algumas audições até que o mesmo seja interiorizado, o que é óptimo porque de música descartável já estamos fartos - embora esta não seja uma opinião generalizada entre todos os fãs de metal. A lingua francesa resulta muito bem, dando uma intensidade extra a temas como "La Beauté Du Diable", que tem um riff bem stoner vitaminado, com um groove apreciável. A produção é crua o suficiente para dar um bom ambiente aos temas sem no entanto lhes tirar força, sendo mais um elemento para que este álbum seja uma excelente surpresa para todos os fãs de doom metal.


Nota: Para contacto com a banda para adquirir este trabalho
http://barabbas77.bandcamp.com/ 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira