About Me

Exxplorer - "Symphonies Of Steel" Review


A Pure Steel Records é uma daquelas editoras que se presta ao serviço público, conseguindo algumas vezes fazê-lo (outras nem por isso) como é o caso desta reedição deste “Symphonies Of Steel”, o primeiro álbum dos Exxplorer, banda de heavy/power metal norte-americano. Apesar da banda nunca ter cessado funções, conta apenas com quatro álbuns durante mais de trinta anos de carreira e esta estreia transporta-nos para 1985. Como é que temos logo uma boa indicação de que se trata de serviço público? Quando a editora em questão nos apresenta álbuns lançados na actualidade que são mais datados do que este que completa trinta anos no presente ano. Logo aí temos uma boa indicação. Mas não só.

A verdade é que este álbum é uma das propostas mais sólidas do heavy metal underground vindo dos E.U.A.. que de forma criminosa permaneceu obscura até aos dias de hoje. Talvez a Pure Steel Records não tenha argumentos para conseguir mudar esta questão (até porque esta reedição está limitadíssima a 300 unidades em vinil), mas de qualquer forma, os apreciadores de heavy metal deixam de ter menos desculpas para não conhecer este trabalho. São quarenta e quatro minutos do mais puro heavy metal sem momentos fracos ou vacilações. “City Streets”, “Exxplorer” e a sequência “Objection Overruled: a) Guilty As Charged” e “b) Phantasmagoria” são dos pontos mais interessantes deste álbum que é bastante equilibrado no que diz respeito à qualidade.

Produção excelente, típica da década de oitenta, mas perfeita para o tipo de som em questão, boas músicas e uma banda com verdadeiro amor ao seu som. Apesar de ser o seu primeiro álbum na altura, não existe aqui nada que seja fruto de falta de talento ou maturidade. Mesmo não tendo gira discos, é um álbum que merece que se vá atrás dele, havendo algumas edições em CD que se calhar por esta altura já são raras. Clássico.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira