About Me

FM - "Heroes And Villains" Review


Os FM estão de volta, pouco tempo depois de nos terem surpreendido com um grande “Rockville II”, e não menos bom EP “Futurama” e com um espectáculo no RCA no ano passado que encheu as medidas a muitos apreciadores do velhinho som melódico do AOR. Este ano a banda britânica regressa pelas mãos da Frontiers (quem mais? Até é ofensiva a pergunta) com um álbum extremamente clássico e é neste ponto que se pode tornar confuso para alguns dos nossos leitores. Porque é que duas bandas que ambas fazem viagens ao passado, uma debita som que cheira a mofo e outra deita cá para fora som clássico? A resposta é simples embora possa não ser satisfatória. Porque umas têm classe e outras nem por isso.

Os FM tem classe para dar e vender. Claro que as suas músicas são ultra-melódicas e que cada um dos seus discos traz uma dose considerável de azeite – aqui bem presente em faixas como “You’re The Best Thing About Me” e “Call On Me”, apenas para citar dois rápidos exemplos. Esse azeite poderá ser tóxico para apreciadores de coisas mais pesadas, mas para quem cresceu a apreciar o rock da década de oitenta, de certeza que estes doze temas vão ser recebidos como se fossem clássicos porque é isso que realmente transparece, quase como que uma compilação de temas clássicos que apenas estão a ser ouvidos agora pela primeira vez.

E tudo isto porque a banda conserva as suas maiores e melhores características que faz com que a sua música seja tão agradável agora como eram à trinta anos atrás, quando iniciaram a sua carreira. Músicas como “Fire And Rain” e “Cold Hearted”, que já conhecíamos do já mencionado “Futurama” do ano passado, provam o bom gosto em rock que estes senhores ainda têm. Se existem álbuns que cheiram a mofo, também existem aqueles que parece que foram conservados em âmbar, como os FM. Excelente bom gosto e muita boa onda. Recomendado.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira