About Me

Gwar - Pai do falecido vocalista Oderus processa a banda


No passado mês de Março, completou-se um ano sobre o falecimento do vocalista Dave Brockie, mais conhecido como Oderus Urungus, que fazia parte dos Gwar. Neste momento, William Brockie, o pai do vocalista, está a processar os restantes membros da banda, indicando que se apoderaram de instrumentos pertencentes ao músico, "artwork", e ainda, as suas cinzas. Acusa a banda de pretender "capitalizar" a morte do seu filho.

A acção é dirigida especialmente ao baterista Brad Roberts (Jizmak Da Gusha), por uso indevido das cinzas do vocalista. William refere que recebeu uma quantidade muito pequena das cinzas, embalada num saco de plástico com um logótipo de um cartão de crédito. 

A banda já se pronunciou sobre o assunto: "De facto, todos os artigos...incluindo as cinzas do Dave, estiveram acessíveis aos advogados dele [de William] durante semanas. Em todos os momentos, e sob circunstâncias difíceis, agimos de boa fé de forma a honrar os desejos do nosso adorado amigo. O Dave não deixou qualquer testamento ou instruções, e assim fizémos o melhor que pudémos para honrar o que acreditamos que teria sido a vontade de Dave Brockie.". 

Os restantes membros dos Gwar também referiram que, aquando da morte do vocalista, a primeira coisa que fizeram foi avisar o seu pai, que permitiu a cremação do músico. Depois, William Brockie terá indicado à banda que não pretendia estar envolvido nos restantes preparativos e últimas homenagens ao músico. Nesse sentido, a Slave Pit Inc. ficou com as despesas a seu cargo, como foi o caso da cremação de Dave, e o seu pai não esteve presente em qualquer uma das cerimónias. 

A banda refere que, ao longo dos 30 anos em que trabalharam e viveram com Dave, sempre o ouviram dizer que pretendia que as suas cinzas ficassem com a Slave Pit Inc., para que ele "pudesse ficar de olho nos Gwar". Assim, depois da sua morte, desenvolveram um plano cujo objectivo seria o de angariar fundos para honrar a memória de Dave, com uma estátua no cemitério de Hollywood, e continuarem a dar seguimento ao suporte que o músico dava às artes. Sentiram que parte das suas cinzas deveriam permanecer no local onde foi proposto colocar a estátua. Mais tarde, quando o pai de Dave os abordou relativamente às cinzas, indicam que lhe deram uma parte, de forma a que pudesse colocá-las no mesmo local onde também as cinzas do seu irmão e mãe foram deixadas.

Assim, a banda indica que nenhum dos seus membros pretendeu apoderar-se dos pertences de Dave. A restante declaração pode ser lida aqui

Por: Sara Delgado - 07 Abril 15