About Me

Svadilfare - "Krig I Kunst" Review


Para quem pensa que o pessoal da Noruega já se esqueceu de como se faz black metal de acordo com a tradição escandinava, eis que surgem os Svadilfare, uma one man band levada a cabo por Ildsint Svartmunin, o músico por trás de todos os instrumentos e vocalizações que se podem ouvir aqui. Este "Krig I Kunst" é já o terceiro álbum do projecto e continuam a respeitar fielmente os ensinamentos mitológicos da sua cultura, embora de forma indirecta do que a que se esperaria num álbum de viking metal por exemplo. De qualquer forma, para o comum mortal que não percebe norueguês tal não faz muita diferença já que, com excepção de duas músicas ("All Religion Must Die" e "Despair, Depression And Contempt"), a língua escolhida foi o norueguês

Em termos sonoros, não existem grandes variações em relação ao que conhecemos habitualmente como black metal, sendo que aqui surge ligeiramente mais épico nalguns momentos, mais doom noutros, mas sempre com uma produção mais primitiva mas que até confere o ambiente necessário para este tipo de lançamentos. Para os puristas do som, estas onze músicas serão muito bem recebidas embora algumas vezes se sinta que se o trabalho fosse ligeiramente mais curto, seria mais poderoso.

Ainda assim, e apesar da sua longa duração (sessenta e quatro minutos) tem dinâmicas suficientes para manter qualquer fã de metal extremo (não só black metal) interessado. Assim, "Fordoemt Av Den Svake" e o seu estilo compassado e épico representam bem aquilo que se consegue ouvir no resto do álbum, mesmo havendo alguns momentos bem mais doomy como a "Alt Vinden Stryker" ou até com algum groove e melodia inesperada na já mencionada "All Religion Must Die". Bom trabalho por parte de Svadilfare que lançamento ante lançamento está a tornar-se um caso sério de qualidade no meio do underground.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira