About Me

Third Ion - "13/8Bit" Review


Para quem não treme com o termo 8Bit, os primeiros momentos do tema título deste trabalho de certeza que farão o serviço. 8 bits, na música, diz respeito à forma como as músicas das consolas da década de oitenta (Nintendo e Sega) eram feitas, usando sintetizadores de 8 bits. Esse revivalismo já fez com que muitos fãs fizessem versões de temas famosos nos temíveis 8 bits, que têm um som horrível. Tinham na altura em que se jogavam os jogos e não melhoraram com a idade. Ora os Third Ion são um colectivo canadiano que não escondem o seu amor por essa sonoridade, mas felizmente não limitam a sua música aos 8 bits.

Aliás, a sua música é de uma qualidade impressionante para uma banda sem contrato discográfico, mesmo que por vezes caiam na asneira de insistir com a questão dos pormenores dos 8bits. Passando por esses ocasionais pormenores, o resultado é impressionante, como é perfeito exemplo "Collapse", um dos melhores temas de todo este trabalho mas não é caso único. Qualquer um dos temas deste trabalho é de uma qualidade extrema, próprio de veteranos.

Além da questão dos 8 bits, também existe outra razão para o título. Todas estas músicas foram compostas com o tempo 13/8, no entanto, tudo estes gimmicks não servem de nada se não houver a qualidade e nesse aspecto, "13/8Bit" não falha em nenhum pormenor. Do início ao fim e exceptuando talvez o choque do primeira tema, este é um trabalho que tem escrito clássico por todo o lado. Inventivo, frenético, complexo e praticamente inesgotável. Sem d´vida uma banda a conhecer.

 
Nota: 8.9/10

Review por Fernando Ferreira