About Me

YDI - "A Place In The Sun/Black Dust" Review


Os YDI eram uma banda norte-americana que tocava uma mistura javarda de punk, hardcore e um toque de metal. Como repararam no tempo verbal, a banda já não existe mais e este lançamento é como que uma compilação que reúne toda a discografia da banda num só pacote. Felizmente que são apenas dois álbuns – e por esta frase já estão a ver o calibre da coisa. É um daqueles lançamentos que pegam em algo esquecido e voltam apresentar num pacote melhorado e em vinil, tendo em vista os coleccionadores por esse mundo fora. Até aqui tudo bem, é pena é que o produto em si seja de uma qualidade horripilante.

Não vale a pena alongar por muito mais tempo porque há sempre o risco de se ser injusto, mas a verdade é que não há muitas razões que justifiquem a reedição, principalmente quando existem tantas ou melhores coisas que pudessem ocupar este espaço. É notória a diferença entre as várias fases a nível de qualidade sonora, mas se as primeiras quinze músicas (que são versões demo) têm pior produção de que os ensaios bootlegs dos Mayhem da década de oitenta, as restantes apesar de soarem melhor, não são particularmente entusiasmantes.

É fácil perceber que estejam aqui algumas das bases da fusão entre punk, hardcore e metal que viriam a fazer furor décadas mais tarde, mas a verdade é que ouvir estas trinta e oito músicas (!) de seguida equivale a uma sessão de tortura com requintes de sadismo. Fazendo um paralelismo parvo… não é pelo filho ser um génio que se tenha de suportar o pai bêbedo que bate na mãe. Há coisas mais importantes na vida…


Nota: 2/10

Review por Fernando Ferreira