About Me

Spitfire - "Fuel To Burn" Review



Spitfire é um grande nome para uma banda, um nome apropriado para uma banda de rock/hard rock/hard’n’heavy e é isso mesmo que temos aqui. Conforme o tema título explode nas colunas, temos que nos perguntar de como é que a maior parte do hard rock clássico de qualidade nos chega quase exclusivamente da Escandinávia. Com um grande feeling roqueiro, este é um trabalho que vai buscar o melhor que os anos oitenta têm para nos oferecer dentro do glam e sleazy mas sem espaço para muitas azeitices.

Temas como “Dogfight” e “Nightmare” soam muito bem entre o seu equilíbrio na faceta metal e hard rock e são dois belos exemplos de todo o poderio deste álbum que é praticamente à prova de bala tirando um pequeno detalhe... é estupidamente pequeno. Nem chega a meia hora. Sabemos que nestas coisas da música e da arte em geral, não convém forçar e neste caso, da maneira como as músicas fluem e são coesas entre si, fica a ideia de que foi isso que aconteceu. No entanto não deixa de saber a pouco estas oito músicas, tendo apenas a consolação de que todas as oito são de uma qualidade assinalável.

É um grande álbum de hard rock, sem espaço para baladas mas nunca dispensando a melodia e aquele toque sleazy que fica sempre bem neste tipo de coisa. Uma banda a ter em conta de futuro dentro deste género e mais uma a juntar a tantas outras que nos chegam da Noruega e que nos fazem acreditar, sem ilusões, que o rock é para sempre. Rock on!


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira