About Me

Shawn James & The Shapeshifters - "The Gospel According To Shawn James & The Shapeshifters" Review


Quem começar ouvir esta banda, sem aviso prévio, de certeza que ficará a perguntar-se se acabou de entrar na Quinta Dimensão. Não que seja algo estupidamente bizarro ou uma ideia original... na realidade, até nos questionamos como é que ninguém penso nisto antes. Pegar no folk norte-americano, banjos, rabeca e elementos característicos da música hillbilly e redneck (não sabendo se é realmente um estilo de música) e juntar-lhe distorção e um forte feeling rock/metal e até blues, dos primórdios do género.

A faixa de abertura "No Gods" trata de logo de agarrar o ouvinte pelo ouvido e não o largar mais, com um saudável sabor a blues, fazendo-nos lembrar as tradições do estilo quando se limitava ao que era cantado nas plantações de algodão onde os escravos negros trabalhavam. Impossível aqueles coros não arrepiarem minimamente qualquer apreciador de boa música. Nem sempre as coisas resultam na perfeição mas mesmo nesses momentos em que isso não acontece, a qualidade nunca fica abaixo do mediano, sempre com melodias cativantes, uma voz que hipnotiza e músicas que soa a clássico.

Com uma série de pérolas para todos os que apreciam as sonoridades clássicas da cultura norte-americana (e para quem não se ofende com este termo) como "Lost", "Wild Man", "Lake Of Fire" e "The Sandbox" entre muitos outros, este é um trabalho que se torna obrigatório para quem apreciam a fusão do folk (seja ele de que origem for) com rock/metal ou até mesmo para quem encara a música que ouve. Uma excelente surpresa e uma banda a tomar em consideração. Nem só de vikings vive o folk e esta é a prova cabal disso mesmo.


Nota:
8.5/10


Review por Fernando Ferreira