About Me

Anatomy Of I - "Substratum" Review



O que temos quando juntamos nomes como Dirk Verbeuren (baterista de bandas e projectos como Soilwork, Aborted, Devin Townsend Project, Scarve e muitos outros mais), Steve Di Giorgio (monstro sagrado do baixo que já passou por bandas como Sadus, Testament, Artension, Death, Control Denied e muitos outros mais) e Michael Dorrian, vocalista e guitarrista, que até pode ser um completo estranho, mas tem o mérito de ser o estratega deste super projecto? Temos bomba garantida.

A banda lançou esta estreia "Substratum" originalmente em 2011 e nunca mais se ouviu falar deles, o que até justifica a reedição, para os mais distraídos que deixaram escapar da primeira vez. A Punishment 18 Records, além de fazer esse serviço público, também disponibiliza três faixas bonus, onde duas são faixas levam um tratamento de misturas e remasterização e outra é uma música completamente nova ("In Memoriam"). Razões mais que suficientes para que se parta à descoberta de "Substratum", caso não se esteja convencido com o trabalho original, que é uma proposta bem refrescante de death metal técnico.

Entrando no campo das comparações parvas, é algo parecido entre a fase de "Individual Thought Patterns" dos Death e qualquer álbum dos Sadus fundido com algo da primeira fase dos Pestilence, ou por outras palavras, é bom e mais vale ouvir. Complexo, pesado, intricado e intrigado, este é um trabalho que vicia do início ao fim e que não cansa. Quanto às faixas bónus, as mesmas surgem com um som renovado bem interessante que as favorece por completo (o mesmo tratamento poderia ter si o estendido às restantes faixas deste trabalho. Quanto a "In Memoriam", a faixa nova, trata-se de uma faixa instrumental que não acrescenta grande coisa ao álbum mas é bastante interessante. Reedição que se justifica e esperemos que a mesma motive mais trabalho vinto deste colectivo.


Nota: 8.3/10


Review por Fernando Ferreira