About Me

Thisquietarmy - "Anthems For Catharsis" Review


Thisquietarmy é uma entidade de respeito quando o assunto é o drone, no entanto, e apesar dos seus inúmeros lançamentos, é natural que ainda permaneça como um nome obscuro para muitos dos nossos leitores, pelo menos para aqueles que não são grandes fãs do drone. Para esses fica a informação de que se trata de um projecto conduzido pelo músico canadiano Eric Quach, que tanto sobre esta designação tanto sobre outras colaborações, tem um palmarés de impor respeito - isto tudo apesar de permanecer desconhecido do grande público. Não é tão tipicamente adorável?

"Anthems For Catharsis", tal como o próprio nome indica, é um trabalho composto por seis temas, seis hinos que impõem uma certa vontade ao ouvinte de viajar dentro de si. E sim, não se trata bem de drone. Na verdade, a ter que categorizar estas seis faixas, diria-se que estão mais próximas do pós-rock contemplativo do que propriamente do drone (exceptuando a final "Closure). Embora o peso seja uma constante, o mesmo não é usado como forma de opressão e para causar algum efeito claustrofóbico, próprio do drone, o efeito é precisamente o oposto. O peso aqui liberta o ouvinte do corpo em busca da sua liberdade espiritual. Talvez um pouco esotérico demais, mas é precisamente nesse sentido que os seis temas apontam.

Vamos colocar as coisas destas formas. Para quem não conhece o projecto, ou o músico, depois de ouvir este álbum fica com vontade de mergulhar a fundo na sua discografia. A haver algum pormenor menos positivo deste trabalho é mesmo a bateria, digital demais que faz com que não se consiga descolar totalmente, mas se calhar era essa intenção. Um outro ponto de comparação é como se tivessemos uns Ministry da altura do "Psalm 69" a tocar algo melódico e viajante. Quase inteiramente instrumental (excepto pela "Masquerade"), este "Anthems For Catharsis" é uma grande surpresa e excelente trabalho.


Nota: 8.5/10


Review por Fernando Ferreira