About Me

Impurity - "Into The Ritual Chamber" Review


Do baú da Cogumelo Records (e do underground brasileiro) surge-nos o segundo álbum dos Impurity, entidade de black metal cuja origem remonta a 1989. A banda nunca foi material clássico digno de reconhecimento além fonteiras o que faz com que se questione se este “Into The Ritual Chamber” terá mesmo qualidade que justifique a reedição. A resposta poderá ser mais difícil de responder do que aquilo que à partida se supunha. Apesar de em termos sonoros e de produção a qualidade seja acima da média, faltam sobretudo músicas que consigam cativar e marcar.

Optando quase  sempre pela mesma solução em termos de composição de oscilar momentos compassados com outros mais uptempo, não há nenhum momento deste álbum que realmente fique na memória. Tendo sido lançado em 1996 (ou seja, quase vinte anos atrás) este “Into The Ritual Chamber” não será um trabalho que muita gente tenha sentido falta. E aqueles que não o conheciam, também de certeza que não vão ficar mais felizes depois de o conhecer. Depois temos a questão da duração. Este álbum acaba por ser composto apenas por apenas 6 faixas, tendo como bónus o primeiro álbum composto por sete músicas. O total dos dois não chega a cinquenta minutos, o que evidencia que para álbum, não há só pouca qualidade, como pouca quantidade.

Em relação às faixas bónus, a qualidade é sofrível e não acrescenta rigorosamente nada em relação à qualidade do produto – pelo contrário. Servirá para os coleccionadores e para os fanáticos do underground mas de resto, dificilmente terá interesse para o comum metaleiro, já que não é suficientemente antigo para ter relevância história, nem tem qualidade (em termos de músicas) que justifiquem a reedição. Fraquinho, fraquinho…


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira