About Me

Dirk Serries - "Unseen Descending And Lamentations" Review

Ainda recentemente falávamos da colaboração entre Dirk Serries e Rutger Zuydervelt e já estamos aqui a falar de mais de um trabalho do prolífero músico. Composto apenas por duas longas faixas de mais de vinte minutos cada, este trabalho começa de forma singela e coisa despercebida. "Part One" faz-se ouvir apenas por cerca dos quatro minutos e tal quando o volume começa a aumentar. A forma como junta várias melodias e as mesmas se vão cruzando, faz-nos mergulhar, inevitavelmente, numa série de imagens fantásticas e cósmicas.

Como o nascimento do universo, ou uma supernova a explodir, ou o início e/ou fim de tudo. E é incrível como nos apercebemos de que quando a música não tem capacidade de se expandir mais, é precisamente isso acontece. Muitas vezes assistimos a estes tipos de experimentações onde o ambient e o drone são usados como justificativa do ego desmedido das pessoas que experimentam com ele, para nos darem comas autênticos durante o que parecem ser eternidades. No entanto aqui o que acontece é precisamente o contrário. Quer dizer, não nos acorda, no sentido físico da palavra.

Acorda-nos de uma maneira metafísica. Expande a nossa consciência. Se este álbum fosse uma substância natural ou química (embora nos pareça mais natural) de certeza que seria proibida. Um grande trabalho de ambient que eleva a fasquia muito alta para toda a concorrência e para o próprio Dirk. Simplesmente fantástico.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira