
Indicado para apreciadores do género, ou simplesmente para quem quer fazer uma merecida pausa entre tantas e tantas propostas existentes no mercado musical, com os mais diversos estilos vocais.
Symbiotic Dream é isso mesmo. Um trabalho instrumental bem conseguido dentro do rock psicadélico, com umas pianadas que lhe acrescentam um toquezinho de jazz, em perfeita simbiose, fazendo jus ao nome. Para álbum de estreia dos Black Pig Meat, está bastante bom.
A experimentação e a procura por sonoridades alternativas marcam a formação desta banda. Primeiro como um simples trio (guitarra; baixo e bateria) a que rapidamente se juntou um quarto elemento, encarregue das teclas, imprimindo um traço característico na música dos Black Pig Meat.
As cinco faixas que compõem este Symbiotic Dream comprovam-no como mais um bom álbum deste ano de 2025. Lançado a 8 de dezembro, é composto por bons temas, bem trabalhados e executados. Capazes mesmo de despertar a curiosidade sobre atuações ao vivo, algo que o quarteto se propõe fazer em 2026.
Apesar de instrumentais, os temas são ritmados e com conteúdo. Garantidamente ninguém vai adormecer durante a sua audição e possivelmente poderão começar a pensar, tal como eu, que vocais algumas teriam aqui lugar.
Symbiotic Dream é o primeiro passo para os Black Pig Meat, mas é também um passo grande e seguro, dentro de um género musical com vasto terreno fértil para a imaginação. Algo que eles já provaram ter.
Nota: 8,2/10
Review por António Rodrigues











